quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A persistência aliada ao foco errado.



Tempo de leitura: 5 minutos.

Todos nós sabemos que para alcançar um objetivo é muito importante persistir mesmo diante das dificuldades e obstáculos, até que seja possível realizar aquilo que se deseja. No entanto, a falta de persistência é uma das causas principais de fracasso. Experiências com milhares de pessoas comprovam que a falta de persistência é uma fraqueza comum à maioria das pessoas, mas que é facilmente vencida pelo esforço.

Contudo, apesar de estar se dedicando em prol de um objetivo, a sensação que tens é de que está andando em círculos? Os dias e meses passam e parece que nada sai do lugar, que você anda e anda, e acaba caindo no mesmo lugar? Ou então, lhe parece que há uma sucessão de erros na sua vida? Esses podem ser sinais claros de que as coisas não vão bem, e de que o problema pode ser naquilo que você escolheu focar, ou seja, está persistindo no foco errado.

Este é o grande perigo da persistência. Acreditar que se você continuar a persistir conquistará bons frutos. Será que vale a pena continuar num casamento infeliz, ou em uma carreira sem propósito, ficar adiando começar seu próprio negócio, por medo do que “o que os outros vão pensar"?

Mas então, o que fazer? 

MUDANÇAS! E para isso, trago um trecho do livro do mestre Napoleon Hill, Quem pensa Enriquece, para ilustrar melhor o caso.

O autor comenta que a maioria das pessoas permite se influenciar pelo medo da opinião de pessoas próximas, parentes, amigos e o público em geral, a tal ponto que não podem viver sua própria vida da forma como deveria, por medo das críticas. Inúmeras pessoas cometem erros e atravessam a vida desencantadas e infelizes, por temerem as críticas que poderiam vir, se corrigissem o erro. As pessoas então revestem-se de medo, e se recusam a mudar, por temerem as críticas que podem surgir se falharem. O medo à crítica, em tais casos, é mais forte que o desejo de sucesso.

Por isso, trago a seguinte indagação: Por quanto tempo você está disposto, a gastar energia e persistência em algo que não têm lhe trazido sucesso ou realização, em nome do medo?

Recomeçar não significa fracasso. Afinal, Thomas A. Edison 'fracassou' dez mil vezes antes de aperfeiçoar a lâmpada incandescente - ou seja: sofreu dez mil derrotas temporárias antes que seus esforços fossem coroados de êxito."

E para complementar o texto, convido-os a assistir a palestra que fiz mês passado em parceria com o a rede de empreendedorismo feminino Gerando Conexões, na qual abordei este assunto mais detalhadamente.










Nenhum comentário:

Postar um comentário